quinta-feira, 5 de abril de 2012

Inexplicável

Temos muito o que aprender mesmo.

Estamos tão preocupados com coisas desnecessárias, guardando ressentimentos, nos preocupando com futilidades, nos fechando para o belo, que muitas vezes o que precisamos é dar um sorriso, mesmo que seja  para um desconhecido, pois ele certamemente poderá estar numa situação pior que a nossa e precisará deste sorriso.

Hoje fui surpreendida por um sorriso inesperado, lindo, generoso e inocente que me desarmou de uma forma tão forte e intensa que sempre que lembro dele me emociono muito.

Eu estava numa sapataria no centro da cidade com a mamãe. Sentei no sofá da loja e percebi que havia encostado em algo, olhei para o lado e me deparei com um belíssimo sorriso de uma criança que aparentava ter 8 anos, carregava uma caixa de isopor e tinha os dentinhos sujinhos e cariados.

Naquele momento fiquei impactada, sorri de volta e ele abriu um sorriso maior ainda. Ele levantou e ficou andando pela loja e continuei a observá-lo. Ele sentou de novo ao meu lado e então perguntei:  - "Qual teu nome?"
Menino: "Júlio"
Eu: " Quantos anos você tem ? "
Júlio: " Sete, Oito"
Eu: " Você tá com quem?"
Júlio: " Minha avó."
Júlio mostrando a caixa de isopor: " Olha já acabou tudo, vendemos tudo"
Eu: " Que legal. "
Júlio: " Agora vamos comprar mais. "
Ps: O diálogo aconteceu com inúmeros sorrisos.

Júlio levantou e se aproximou da avó. Esta que estava na loja pra fazer a troca de um presente que o primo do Jùlio recebera. A avó conversava com o funcionário da loja, e disse que Júlio sempre a ajuda. Ele fica na porta da casa deles avisando quando chegam crianças para comprarem os picolés que eles vendem lá. Nessa hora, ele orgulhoso do que a avó falava, disse: " Eu ajudo a  vovó ".

A avó também falou que Júlio é um menino "especial", que ele é muito dedicado a ajudar, sempre carinhoso, gosta de estudar e de cuidar da mãe dele que também é "especial".

Com os produtos trocados, eles se levantaram pra ir embora. Júlio levantou, virou para trás e me deu tchau com um belo sorriso. Sorriso esse que não sai da minha cabeça.

Fiquei impressionada com a sensibilidade que aquele "serzinho" me causou e ainda me causa. 

Sempre que lembro daquele rostinho e daquele grande sorriso, me emociono, e muito.

A minha vontade era de trazê-lo para minha casa, cuidar dele, dar carinho.

Eu preocupada com tantas coisas desnecessárias, e ele com aquele simples, lindo e inocente sorriso me desarmou completamente.

Saí da loja aos prantos, segurando os soluços do choro mas, as lágrimas me denunciavam jorrando ininterruptamente. Mamãe disse que Júlio é um anjo e que ele veio nos deixar uma mensagem que só nós podemos interpretar.

Não sei a mensagem que ele deixou pra ela mas, pra mim foram essas:
- Tem tantas pessoas em situações muito piores que a nossa e continuam a sorrir, enquanto nos entregamos a tristeza, raiva, ressentimentos, preocupaçoes desnecessárias e nem seguer lembramos de sorrir.
- Assim que eu puder ter a minha família, essa será minha prioridade: adotar uma criança especial.

Já recebi o apoio da minha mãe e assim o farei, obviamente quando eu puder dar o melhor para ele. 

Enquanto isso, seguirei pra sempre com aquele sorriso lindo, ingênuo, generoso e especial aquecendo o meu coração.

Júlio, você sempre estará em minhas orações.

E, muito obrigada Senhor pela oportunidade de conhecer um rapazinho tão lindo quanto o Júlio.


[Ouvindo - nada]
[Pensando no Júlio e relembrando de seu sorriso]


=''D


Nenhum comentário:

Postar um comentário